PENTAGRAMA OU PAUTA MUSICAL

Você sabia que existem por ai muitos músicos que não sabe o que vou explicar aqui? Muitos tiveram até oportunidade de aprender mas não conseguiram, sinal que eles são b... opa complete você! Não, não acho isso, apenas a forma como lhe foram passado não era de fácil compreensão.  Por isso procurei ser o mais simples possível para que você possa aprender, se você quer entender sobre partitura e teoria musical, preste bastante atenção.

Eu mesmo não sabia nada disso quando comecei a minha trajetória como músico, e eu já tocava na noite. A única coisa que eu sabia era ler cifras, o restante eu  tirava tudo de ouvido. Sei que é muito bom tirar tudo de ouvido, mas se você não souber isso, na minha opinião você não vai muito longe.  Se você não quer mais olhar para uma partitura e não entender nada,  este artigo é pra você.

Pauta musical

As notas musicais são escritas em um conjunto de 5 linhas e 4 espaços traçado na horizontal, esse conjunto de 5 linhas e 4 espaços chamamos  de pauta musical ou pentagrama.
pauta musical ou pentagrama da musicalleizer

As notas são escritas em cima das linhas, dentro dos espaços e conta-se de baixo para cima. Dê acordo com a posição da nota no pentagrama, o som pode ser grave ou agudo.


Notas em cima da linha


Notas no pentagrama









Notas dentro do espaço   

                      

Notas no pentagrama-no espaço












     Clave

No inicio do pentagrama é utilizado um símbolo que chamamos de clave. Que serve para determina o nome da nota no pentagrama e sua altura na escala.

clave de sol, musicalleizer





Clave de sol= determina o local da nota sol dentro do pentagrama.







clave de dó musicalleizer




 Clave de dó= determina o local da nota dó dentro do pentagrama





clave de fá musicalleizer 


Clave de fá= determine o local da nota fá dentro do pentagrama.













Já que a clave determina qual sua nota dentro do pentagrama. Então teremos as demais notas em sequência .

Ps. Logo abaixo te, um slide que fiz para explicar melhor, basta você clicar no botão de avançar ou do play para rodar o slide. Forte abraço.



--> -->

▲ Topo