ASSIM FICA FÁCIL LER CLAVE DE FÁ

A clave de fá é uma clave pouco usada pelos tecladistas mas é muito importante saber ler, escrever e executar esta clave. Geralmente ela é usada por pianistas, baixistas e outros instrumentistas,  Que tecladista não gostaria de tocar uma música escrita para piano no seu instrumento sem ter que adaptá-la  para teclado usando cifras, Por que não sabe ler clave de fá. Então nesse artigo você irá aprender a ler está clave de forma simples e fácil, até você que esta iniciando conseguirá aprender sem nenhuma dificuldade, basta prestar atenção nos detalhes e nas diferenças entre a clave de sol e a clave de fá.


USANDO O DÓ CENTRAL COMO REFERÊNCIA


O dó central será nossa referência, como você já deve ter aprendido a clave de sol, suponho que você sabe onde fica o dó central. Se você ainda não sabe recomendo que aprenda primeiro a clave de sol e depois volte para este artigo, para aprender a clave de fá  e assim  não se confundir. Então vamos pegar esse dó central que fica no meio do teclado e contar a escala de trás para frente ou seja de cima para baixo, como vemos na figura abaixo. (dó, si, lá, sol, fá, mi, re, dó)

Clave de sol e fá

E as outras notas são encontrada de acordo com a escala, também temos outra maneira de entender  e aprender a ler a clave de fá.

Ouça o som a partir do dó central



ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DA CLAVE


Essa forma já foi escrita em outro artigo sobre pentagrama e pauta musical que também explica o local da nota dentro pentagrama. Então vamos encontrar a nota fá dentro da clave de fá e assim achar as outras notas, reparem que entre os dois pontinhos na clave de fá passa uma linha  do pentagrama. Isso significa que a nota fá se encontra encima desta linha que contando de cima para baixo  e a segunda linha  e de baixo para cima é a quarta linha. Assim concluímos que o primeiro espaço a cima fica localizado a nota sol e o primeiro espaço abaixo fica a nota mi, as outras notas são encontradas descendentemente uma após a outra e ascendentemente também, como vemos na figura abaixo.

Clave de fá

Ouça o som de acordo com a figura acima 




Se você deseja tocar  junto para assimilar melhor o estudo fique a vontade, tocar junto com a gravação é um ótimo exercício para o aprendizado. Os baixistas iram adorar acompanhar essa escala de dó maior na clave de fá, por que será de muita utilidade para o crescimento deles.

CONCLUSÃO

Dessa maneira encontramos duas formas fáceis de aprender a ler a clave de , compreendendo como ela funciona. Deixe seu comentário e seja mais um amante da música.


--> -->

  1. Muito bom.... obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo comentário e volte sempre.

      Excluir
  2. Muito bom Jairo, Deus lhe acrescente sempre mais pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado espero que o conteúdo tenha sido útil, forte abraço.

      Excluir

Agradecemos pelo seu comentário...

▲ Topo